sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CRISTIANISMO E ESPIRITISMO REP DE O BLOG ESPIRITISMO SÉCULO XXI





Cristianismo e Espiritismo
Léon Denis
Parte 13
Continuamos o estudo do livro Cristianismo e Espiritismo, que estamos realizando com base na 6ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira, tradução de Leopoldo Cirne.
Esperamos que este estudo constitua para o leitor uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto indicado para leitura. 
Questões preliminares
A. Segundo Léon Denis, o ensino espírita é progressivo?
B. Quais são a função e a natureza do corpo fluídico ou perispírito?
C. A evolução moral da alma produz alguma modificação no seu corpo espiritual?
Texto para leitura
170. O moderno Espiritualismo não dogmatiza nem se imobiliza, e nenhuma pretensão tem à infalibilidade. O ensino espírita é progressivo como os próprios Espíritos. Ele se desenvolve e completa à medida que, com a experiência, se efetua o progresso nas duas humanidades, a da Terra e a do espaço. (P. 213)
171. O Espiritismo tem um lado inteiramente científico. Repousa sobre provas palpáveis, sobre fatos incontestáveis, mas são principalmente as suas consequências morais que interessam à grande maioria dos homens. (P. 215)
172. A Doutrina dos Espíritos pode resumir-se em 3 pontos essenciais: a natureza do ser, os seus destinos, as leis superiores do Universo. Evidentemente, para nós o estudo mais necessário é o de nós mesmos, é saber o que somos. (P. 215)
173. Como já dissemos, o homem possui dois corpos: um de matéria grosseira, que o põe em relação com o mundo físico; o outro, fluídico, por meio do qual entra em relação com o mundo invisível. (P. 216)
174.  O corpo fluídico é indestrutível, mas purifica-se e se eteriza com os progressos da alma, de que é invólucro inseparável, permanente. É nele que se modelam os órgãos; é ele que lhes assegura o mecanismo funcional. Isento das mutações constantes padecidas pelo corpo material, é ele a sede imperecível da memória. (P. 216)
175. A ciência oficial tem o dever de estudar as fontes profundas da vida; enquanto limitar suas observações ao corpo físico, a Fisiologia e a Medicina permanecerão, até certo ponto, impotentes e estéreis. (P. 217)
176. As experiências comprovaram o ensino dado pelas mensagens de além-túmulo de que o poder de irradiação dos Espíritos e a extensão de suas percepções são sempre proporcionais ao grau de sua elevação (P. 218)
177. A pureza e a transparência do invólucro fluídico são, no espaço, o testemunho irrefragável do valor da alma: a rarefação dos seus elementos constitutivos, a amplitude de suas vibrações aumentam com essa purificação. À medida que a moralidade se desenvolve, novas condições físicas se produzem no corpo fluídico; os pensamentos e os atos do indivíduo reagem sobre o seu invólucro e o tornam mais denso ou mais sutil. (P. 218)
178. O estudo perseverante, a prática do bem, o cumprimento do dever são outros tantos fatores que facilitam a ascensão da alma e aumentam o campo das sensações e a soma dos gozos. Mediante prolongado adestramento moral e intelectual, mediante existências meritórias, aspirações generosas e grandes sacrifícios, a irradiação do Espírito se dilata gradualmente; ativam-se as vibrações perispirituais; seu brilho se torna mais vivo; diminui a densidade do invólucro. (P. 218) (Continua na próxima edição.)
Respostas às questões preliminares
A. Segundo Léon Denis, o ensino espírita é progressivo?
Sim. O ensino espírita é progressivo como os próprios Espíritos. Ele se desenvolve e completa à medida que, com a experiência, se efetua o progresso nas duas humanidades, a da Terra e a do espaço. (Cristianismo e Espiritismo, cap. X, p. 213.)
B. Quais são a função e a natureza do corpo fluídico ou perispírito?
O corpo fluídico é indestrutível. Invólucro inseparável, permanente da alma, é nele que se modelam os órgãos; é ele que lhes assegura o mecanismo funcional. Isento das mutações constantes padecidas pelo corpo material, é ele, enfim, a sede imperecível da memória. (Obra citada, cap. X, pp. 216 a 218.)
C. A evolução moral da alma produz alguma modificação no seu corpo espiritual?
Sim. O corpo fluídico purifica-se e se eteriza com os progressos da alma. O poder de irradiação dos Espíritos e a extensão de suas percepções são sempre proporcionais ao grau de sua elevação. À medida que a moralidade se desenvolve, novas condições físicas se produzem no corpo fluídico; os pensamentos e os atos do indivíduo reagem sobre o seu invólucro e o tornam mais denso ou mais sutil. (Obra citada, cap. X, pp. 218 e 219.)
Nota:
Para ver os três últimos textos, clique nos links abaixo:
Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário