quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PÍLULAS GRAMATICAIS (269) REP. DE O BLOG ESPIRITISMO SÉCULO XXI



Pílulas gramaticais (269)




Reiteramos o que já dissemos oportunamente, ou seja, que a frase “Face ao que encontramos lá, tivemos de voltar” contém um erro que devemos evitar sempre: o galicismo “face a”.
Em português temos “em face de”. Assim, a frase citada deve ser substituída por esta: “Em face do que encontramos lá, tivemos de voltar”.
A palavra face – que significa, entre outras coisas, a parte anterior da cabeça, que se estende dos olhos ao queixo – integra diversas locuções ou expressões bastante usadas no Brasil.
Eis algumas delas:
Face a face – em frente, sem nada ou ninguém de permeio; em presença; um diante do outro, em situações opostas, defrontando-se; barba a barba, frente a frente, fronte por fronte, cara a cara, rosto a rosto, de rosto. 
Em face de – perante, defronte; em frente de, diante de; face a face com; na presença ou vista de; diante de; perante; à face de; em virtude de.
À face da letra – com sentido manifesto; inteligivelmente.
À face de – em face de.
À face do mundo – diante de quem quiser ver; abertamente; às claras; em público.
Dar de face – dar de encontro a; encontrar, deparar.
De face – em posição que permita ver toda a face; de frente.
Fazer face a – não fugir a (o inimigo ou uma dificuldade); fazer rosto a; resistir a; opor-se a; remediar um inconveniente; prover a; custear; ter a fachada voltada para (determinado ponto).
Lançar em face a – lançar em rosto a. 

*

Viger [do lat. vigere] é assim mesmo que se escreve. Não existe vigir. Viger significa ter vigor, ou estar em vigor ou em execução; vigorar.
Exemplos:
- Na Espanha há uma norma idêntica à que vige em nosso país.
- Este estatuto passa a viger daqui a 30 dias.
- O regimento de nossa casa vigeu por vários anos.
O verbo viger conjuga-se como o verbo sofrer, mas não possui a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, que tem as seguintes formas: tu viges, ele vige, vigemos, vigeis, vigem.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link:http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário