sábado, 26 de agosto de 2017

Q AMOR EM AÇÃO COMBATE ATÉ DEPRESSÃO - REP. DE O BLOG ESPIRITISMO SÉCULO XXI


Contos e crônicas





O amor em ação combate até depressão


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

No sábado passado, 19 de agosto de 2017, estivemos novamente no Guillon Ribeiro, núcleo da Federação Espírita Brasileira situado em Santo Antônio do Descoberto, Goiás. Ali são desenvolvidas diversas atividades de assistência social no período matutino.
Um dos vários grupos é o nosso. Como de hábito, já em Goiás, com outros dois ou três voluntários, visitamos cinco famílias dentre as mais sofridas.
A primeira foi a do rapaz de trinta anos que, desde seu nascimento, jaz em seu grabato semicego, mudo e com movimento corporal apenas da cintura para cima. Cuida dele a devotada mãe. A segunda visita foi a senhora com um inchaço no rosto e outro nas pernas. Em seguida foi a vez da jovem paralítica de quatorze anos, também muda, alheia ao que se passa ao redor de sua cama. Também é cuidada, amorosamente, pela mãe e padrasto. A quarta família visitada foi a de dois idosos. Ele, esquelético e sempre adormecido, jaz encolhido, em seu catre, entre a vida e a morte, enrolado em fino cobertor. Acompanha-o a esposa, que se move em cadeira de rodas, triste e chorosa. Comove a cena, embora os cuidados prestados a ambos pela filha e genro. A última visita foi à casa do rapaz de trinta anos de idade, paralítico e em estado de coma há cerca de quinze anos. Seu pai, idoso, aposentou-se poucos anos atrás e sofre de hanseníase, mas está sempre alegre e bem-disposto, quando nos recebe.
Todas essas famílias têm benefícios do Núcleo Guillon Ribeiro, como cestas básicas, roupas e medicamentos, qual ocorre com dezenas de outras casas do local. Nossas visitas, aos sábados, são realizadas para levar-lhes mensagem, palavra amiga, preces e passes. Tudo isso com muito respeito à crença de todos eles e sem imposições.
Neste tempo de incredulidade e depressão, em que o número de suicídios, no mundo, tem atingido níveis epidêmicos, mais do que nunca, a benefício próprio, é preciso nosso engajamento em atividades sociais como essa.
Então, amigos, vocês que pensam ter problemas, saiam de casa, ao menos uma vez por semana e vejam que isso é nada, ante tanta dor ainda existente no mundo. Visitem os enfermos, deem-lhes uma palavra amiga, de esperança, de fé em Deus. Levem, também, pão e agasalho aos necessitados. Doem alegria, otimismo onde e a quem puderem, porque, conforme nos diz Jesus, o Reino de Deus não é de quem apenas promete e aconselha muito, muito menos dos indiferentes, mas dos que, socorrendo as misérias do mundo, passarão à sua direita, como consta no Evangelho:

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:  Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e me fostes ver [...]. (Mateus, 25:34-40)

— E que fazer para combater minha depressão?
— Faz o seguinte: procura a FEB, sábado, 7h da manhã, na quadra 603 da av. L2 Norte e diz que é voluntário para o trabalho em Santo Antônio do Descoberto. A saída é às 7h10 e o retorno, às 13h30. Com isso, e umas boas caminhadas, não há depressão que aguente.
Ah, você prefere colaborar aqui mesmo, no Plano Piloto. Então procure o Núcleo da FEB na 909 Norte, mesma entrada do Grupo Espírita Irmão Estêvão. Porque, como diz Allan Kardec, “Fora da caridade, não há salvação!”






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário