terça-feira, 23 de maio de 2017

QUANTO CUSTA UM FILHO?

Já perdeu algum parente para as drogas?            * Por Reinaldo Cantanhêde Lima

Quanto você gastou em dinheiro para criar um filho até  a idade de 11 anos? Não sabe! Isso varia de acordo com a condição financeira do pai e da mãe. Entretanto, lembra das alegrias ao ter a certeza de estar grávida e do dia do nascimento do bebê, dos olhares da criança, do dia do primeiro aniversário, do engatinhar, do sentar, do primeiro pino, do primeiro passo, do primeiro conjunto, do primeiro fardamento escolar e do primeiro diploma no jardim de infância. Até aí, só alegrias e muitos planos para o futuro!

A inda na pré-adolescência descobre que o seu filho, ou filha está  envolvido ou envolvida com drogas lícitas e ilícitas. A primeira decepção! Com o passar do tempo, fica sabendo que ele  ou ela,  faz parte de um grupo de malfeitores, organização conhecida como  “Gangue”. A segunda decepção e mais dolorida. A cada pessoa que chama na porta,  um espanto, um tremor nas pernas, boca amarga,  dores no corpo, desarranjo intestinal e até insônia, durante a noite, ouve foz do seu filho, pedindo socorro, embora não o seja. A vida transformou-se em um pesadelo!

Depois recebe um  policial em  sua residência, informando que o seu filho ou filha está envolvido(a) com pequenos roubos. É preciso que o pai ou a mãe compareça a delegacia de polícia, para assumir a responsabilidade. Na outra semana a sua casa é depredada em razão do seu filho drogado ter furado um  outro drogado. O pai ou a mãe comparece  a delegacia de polícia, pela segunda vez. Andando pelas ruas, não levanta o rosto para cumprimentar os amigos,  o coração está sangrando e as pernas enfraquecidas levam a vítima até a sua própria residência.

Daí, á algumas semanas ouve dizer bem cedinho na padaria mais próxima de sua casa, que o seu filho a noite envolveu-se com brigas,  foi espancado pela polícia e, encontra-se preso. No outro dia, pela madrugada, ouve uma voz enfraquecida como quem pede socorro, a mãe ao abrir a porta depara-se com o rapaz, outro filho, com o rosto deformado com hematomas produzidos por chute de pé calçado com botas de trabalhar em obras.

Entre tantos dias difíceis, o pior, foi quando ficou sabendo que o seu filho, encontrava-se ferido e estendido no chão  sobre um lago  de sangue. Podendo ter sido ferido por um dos seus comparsas ou membros de grupos rivais ou até por um policial. É assim a triste realidade de um pai ou de uma mãe de usuários dependentes de drogas!

Os escritos a cima são tudo verdade e, não é toda verdade. Alguns fatos são omitidos. Em conversa em épocas passada, em oportunidade que a TV o Globo  apresentava a novela o “Clone”, havia um personagem, identificado como Mel, a atriz, representava uma moça com dependência química. Nessa oportunidade uma professora, perguntou-me sobre o papel de Mel, o que ela representa é verdade seu Reinaldo? Respondi que não havia nenhum exagero!!!

*Funcionário Público, Sindicalista, SINTRENSE/MA, Mobilizador Social e Educador Alternativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário