domingo, 29 de abril de 2012

UMA PROPOSTA REVOLUCIONÁRIA


Por: Reinaldo Cantanhêde Lima
Hoje 29 de abril de 2012, fui à Ponte que fica sobre o Rio Itapecuru, em Rosário Maranhão.  Eu estava acompanhado por Leandro, proprietário da Gráfica XP, buscávamos um ângulo e uma paisagem para mudarmos  o visual do Blog de Reinaldo Lima, criado para fomentar a implantação da Política: Educação Familiar, pretende – se seja um instrumento de prevenção ao uso e abuso de drogas!

COMO REALIZAR A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR? Pensou-se na possibilidade de como poder contribuir para a mudança de conduta das famílias na educação de seus filhos obedecendo aos critérios orientados  pelos cientistas da área.

COMO PRIMEIRO PASSO,  identificamos e estudamos os escritos de  um PhD.  Gottman, John e De Claire, Joan. Em Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos. Rio de Janeiro 10ª Ed., Editora Objetiva, 1.997. Tratava a publicação de uma pesquisa  realizada em Illinois em l986 – Estados Unidos. Traduzido no Brasil por Adalgisa e publicado em 1997.

NO SEGUNDO PASSO, estudou-se a publicação, Quem Ama Educa! Tiba, Içami, São Paulo, 83ª., Editora Gente, 2002. Pretendíamos fazer a comparação sobre os escritos, e o fizemos! 

NO TERCEIRO PASSO, organizamos  um Seminário com o tema: A Arte de educar Filhos, e apresentamos  os  escritos de GOTTMAN, TIBA. RAPPAPORT, SZKYMANSKI,  ZAGURY, KALOUSTIAN E DE OUTROS. O evento aconteceu com a participação de 36 profissionais da educação. Na avaliação do  Seminário  uma senhor disse ter 50 anos, criou filhos  e netos e pensava estar agindo correto, quando de acordo com as informações ora apresentadas todos os seus passos foram dados errados! Outra senhora solicitou estendêssemos  os conhecimentos  apresentados para à comunidade.

NO QUARTO PASSO, em atenção e concordando  com as sugestões e solicitações, decidimos sistematizar  a ideia de como os ensinamentos  que julgamos  básicos, possa chegar até o conhecimento popular, capaz de promover  uma nova conduta no ensino  e aprendizagem,  a seguir:  tópicos para estudo,  Família com Instituição; Responsabilidade Familiar; Relacionamento Conjugal; Psicologia da Infância; Adolescência e Busca da Identidade; Relacionamento Pais e Filhos; Cidadania e Cidadão; Qualidade Pessoal Autoestima e Visão Empreendedora.

A PROPOSTA REVOLUCIONÁRIA - está voltada para a polidez familiar e, prevenção ao uso e abuso de Drogas.  Eu pensos, tivesse eu educado meus filhos por meio de diálogos e, sabendo como conduzir, não teria perdido o primeiro para ás drogas!  Carmélio Marques Lima, atirou-se da ponte sobre o Rio Itapecuru no dia 31 de janeiro  de 1999, estava  no quarto dia ininterrupto  usando bebida alcoólica e outras drogas!


Um comentário:

  1. Livro Espírita e Seminário sobre DROGAS
    (divulgar é preciso)

    À espreita...
    Um vacilo ou cochilada...
    E ... [o inimigo oculto] logo se aproveita.

    Se encontrar uma brecha...
    Não se faz de rogado...
    Ele toma posse...

    Da vida... [Espanta a felicidade...]

    Arranca a dignidade!


    SEMINÁRIO – Dependência Química & Espiritismo

    http://www.juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3652286

    ResponderExcluir